quinta-feira, 18 de junho de 2009

2ª oficina do gestar II

A oficina realizou-se no dia 6 de junho. Unidade 11: tipos textuais, 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
Alguns professores que trabalham no estado e estão fazendo a oficina conosco não compareceram porque estavam na reunião do conselho de classe. Reuniu-se apenas os do municipio.
Alguns professores não estão lendo e aplicando o avançando na pratica,demonstrando com essa atitude pouco interesse. Novamente apresentei a importância de lerem e aplicarem a atividade do avancando e fazerem os relatórios.Estou aguardando um resultado positivo no proximo encontro.
Fizemos um debate sobre a importância dos alunos conhecerem, identificarem e perceberem que já usam nos textos que escrevem esses tipos textuais. Alguns acharam que a teoria apresenta pelo gestar esta um pouco confusa na definicão do tipos narrativos e descritivos ou então porque diante do que aprenderam sobre o tipo narrativo eles apresentavam uma estrutura diferente,destacando personagens, enredo...
Destacaram a importancia do tipo dissertativo expositivo e argumentativo para os vestibulares e que portanto deveria receber uma atenção maior. Pois, os alunos apresentam dificuldade em organizar as idéias e também defenderem suas opiniões quando escrevem seus textos.
Uma professora apresentou a sua experiencia ao pedir para seus alunos fazerem uma narração ou descrição sobre a suas historias de vida. Os seus alunos foram bem sinceros descrevendo fatos importantes e até chocantes de violencia que vivenciaram na suas vidas. Ela achou que o trabalho foi produtivo porque ela pode conhecer melhor os seus alunos.
Fizemos em seguida a atividade proposta em conjunto. Percebeu-se a inter-relação entre os generos e os tipos textuais. Acharam o texto"o salario mínimo" de Jô Soares bem interessante.
Finalizamos com a avaliação da oficina. Apesar de terem comparecido poucas pessoas acharam que o encontro foi produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário