domingo, 12 de julho de 2009

OFICINA 7


Realizamos a 7ª oficina no dia 04 de julho. Utilizando o recurso do data show, resumir o conteúdo da unidades 13 e 14 em slides para que pudéssemos discutir de forma mais objetiva os conteúdos das seções. Iniciamos a apresentação e discursão sobre o processo de letramento. Todos já tinham conheciam. Em seguida, refletimos e debatemos sobre a importância da cultura local como fonte para o conhecimento. Falou das festas que acontecem nas localidades, tais como festas de padroeiros, festas da cidade, juninas, e do Divino. Conversamos sobre o aluno leitor como criador de significados e do processo inferêncial. E que a leitura não deve parar no processo da decodificação, e que nos professores precisamos levar os alunos a ultrapassar esse processo rumo à compreensão. Percebemos que muitos dos nossos alunos sabem ler muito bem os textos, mas não compreender. Discutimos a classificação de Foucambert sobre a leitura, e percebeu-se que muitas vezes usamos apenas um tipo de leitura em sala de aula para o conhecimento global de um texto.
A professora Iraci apresentou seu depoimento sobre o avançando na pratica. Ela iniciou com o texto nossas cidades, levando os alunos a perceber a ideia principal de cada parágrafo, e que dessa forma houve uma grande compreensão dos alunos sobre o texto. Na seqüência pediu aos alunos que escrevessem um texto sobre os problemas ambientais do seu bairro ou da cidade. Os alunos participaram ativamente da atividade proposta. E que não tiveram dificuldade em identificar esses problemas. Chegamos a conclusão sobre a importância de se desenvolver a atividade em uma seqüência, para que o resultando seja satisfatório.
Depois, realizamos a atividade com o “poema, Cidadezinha Qualquer?”. Dividiu-se as duplas para planejarem e formularem perguntas e situações para que os alunos possam chegar a compreensão do texto. Logo depois, apresentaram para os outros cursistas o que planejaram. E fomos analisando e avaliando. Surgiu uma grande diversidade de idéias e planejamentos.
Discutimos e avaliamos a oficina, houve um avanço na discursão com o uso dos slides, e que foi mais produtivo. E que faremos à mesma coisa nas outras. E que a próxima oficina será antecipada para o dia 11/06.


















OFICINA 8


Realizamos a 8ª oficina no dia 11 de julho. Utilizando o recurso do data show, resumir o conteúdo da unidades 15 e 16 em slides para que pudéssemos discutir de forma mais objetiva os conteúdos das seções. Iniciamos a apresentação e discursão sobre a necessidade de desenvolver em nossos alunos a capacidade de fazer perguntas. Pois, são passivos. E que isso e reflexo de nós professores que também não somos questionadores, mas, que precisamos nos precisamos ser questionadores. Para que possamos levar nossos alunos desenvolver essa capacidade no contexto da sala de aula. Na seqüência discutimos e analisamos as teorias sobre a produção textual. Algumas geraram grande discursão. Mas chegou-se a conclusão que todos precisam aprender a escrever. E que é preciso que os alunos iniciantes cheguem a escrever textos planejados, e que nós professores precisamos planejar as aula em uma seqüência, para atingir esse objetivo. Durante, a discursão também levantou-se a questão que muitas atividades apresentas não apresentam uma seqüência para se chegar a produção do texto. Chegou-se a conclusão que está faltando essa seqüência e que esse é o ponto chave da TP4.
Os cursistas não tinham aplicado o avançando na pratica, portanto, não foi possível comentar e avaliar as aplicações das atividades. Mas, ficou a sugestão de apresentarem na próxima oficina, e discutiremos as conseqüências da pratica da sala de aula.
A atividade foi feita em dupla. Depois, cada dupla apresentou sua proposta de atividade e no fim das apresentações fizemos junto uma analise e comentários sobre a seqüência de atividade e planejamento.
No final avaliamos o conteúdo proposto por essa TP4. Ela nos trouxe algumas teorias conhecidas, mas que essa sugestão de se trabalhar as atividade em uma seqüência é a grande novidade. E que isso no leva a pratica de sala de aula.
Os cursistas presente reclamaram que alguns estão faltando muito e que o programa é para todos e que todos precisam participar e não somente alguns. Outros disseram que não estão conseguindo estudar em casa porque estão cheios de trabalhos. Outros não estão praticando o avançando na pratica em sala e chegam à oficina sem a atividade para a discursão. Em seguida, esclarecir que é preciso compromisso com o programa e com os seus próprios alunos. E que iria fazer uma reunião com a coordenadora do curso.
Depois da oficina, me reunir com nossa coordenadora municipal do gestar a Iranice; apresentei o problema da falta de compromisso de alguns cursistas. Nós acreditamos no programa e que ele irá contribuir com a pratica pedagógica dos professores em sala de aula. E que o programa contribuirá com a educação no município. No final da conversa, ela se comprometeu em procurá-los para ver quais são os motivos das faltas.
Uma solução encontrada é realizar as duas oficinas uma vez por mês, 4:00hs pela manhã e 4:00 hs a tarde,pois, dois cursistas e o professor formador moram a 48 km da sede onde os encontros se realizam( Matias Cardoso). O fato de reunirmos quinzanamente esta gerando muito cansaço e gasto em conseqüência da distancia.

Um comentário:

  1. Olá, Cláudio!!! Como o seu blog já tem muitas postagens, resolvi comentar todas nessa última postagem antes de nosso encontro para a 2ª fase de formação, certo?
    Adorei o seu memorial profissional!!! Você demonstrou em palavras o seu esforço, a sua garra em prol da realização de seus sonhos.
    Seus textos, mesmo concisos, passam informações muito interessantes!
    Em relação a seus relatórios, senti falta de uma atenção mais voltada para os debates, as dificuldades, as soluções encontradas e a encontrar... Por exemplo, senti falta de que você relatasse como foi solucionada a situação de conquista dos professores-cursistas para que eles se empenhem na participação dos encontros e na execução das atividades...
    Gostaria, também, que você colocasse as legendas nas fotos, informando sobre o que e quem se trata, tudo bem?
    Um abrçao fraterno.

    ResponderExcluir