sábado, 3 de outubro de 2009

oficina 9 e 10 do gestar II

No dia 22 de setembro nos reunimos em Gado Bravo municipio Matias Cardoso para a oficina do gestar II. Iniciamos as 16:oo e encerramos as 19:00 hs.
Nessa oficina trabalhamos as unidades 17,18,19,20 da tp5.
A professora cursista Deusani expôs sua experiência do avancando na Pratica da pg. 82. Ela recortou várias imagens e levou para a sala, em seguida pediu aos alunos do 7 série montarem a partes desse quebra cabeça. A sala toda participou desse momento. Depois pediu aos alunos que escrevessem um texto a partir da imagens montadas. Alguns alunos escreveram textos que ficaram ótimos, mas outros não quiseram escrever.
Eu recordei que na tp4 falava da importância de organizarmos uma sequência de atividades para atingir o objetivo proposto, pois, percebemos que as atividades que aplicamos na nossa escola Princesa Isabel aos alunos, quase sempre não tem uma sequência. Isso não tem dado resultado. Pois o assunto proposto muitas vezes não faz parte da sua realidade do aluno.
O cursista Marcos Aurélio, comentou que nos professores quase sempre queremos do aluno um resultado imediato, mas que precisamos ser mais paciente e que programar uma sequência será importante. Chegamos a conclusão que talvez seja a pressa que tem atrapalhado o processo de aprendizagem dos nossos alunos.
Marcos disse ainda que nas suas salas de 5ª a 8ª série tem encontrado dificuldade para trabalhar a leitura e escrita, pois quando é proposta as atividades escrita alguns não querem escrever e os que fazem, escrevem textos sem coerência e coesão. E que a grande preocupação de muitos é a quantidade de linhas que o texto deverá ter.
O dois cursistas sugeriram que para o ano que vem é preciso fazer o planejamento anual tendo o material do gestar como referência.
Depois fizemos um estudo sobre toda a tp5. E analisamos a atividades dos avançando na prática e resolvemos escolher as mesmas para serem aplicadas com nossos alunos. Em seguida, nos vamos expor esses textos escritos pelos alunos no painel da escola, como forma de incentivo. Pois, muitas vezes escrevem textos para serem lidos somente por nos professores.
Não realizamos a atividade proposta pela oficina por achamos que não era necessaria.
Em seguida fizemos uma avaliação da oficina e todos acharam que o resultado foi positivo, pois, surgiram muitas discursões e idéias interessntes que serão utilizadas até na elaboração do nosso projeto do gestar.

Cronograma dos encontro do gestar II em Matias Cardoso / segundo semestre
22 /09 oficina da tp5
06/10 oficina da tp6
13/10 oficina para elaboração do projeto
20/10 oficina da tp2
27/10 oficina sobre como ser um"professores fascinantes" de Augusto Cury.
03/11 oficina sobre "Educação a solução esta no afeto" De Gabriel Chalita.
05/11 avaliação do programa no municipio
12/11 encerramento do gestar II.

Um comentário:

  1. Que encontro rico e maravilhoso, logo só poderia resultar em um relatório perfeito como esse!

    Parabéns a você e a sua turma por estarem enriquecendo seus estudos, seus aprendizados e já aprimorando o caminho que trilharão a partir do ano que vem!!! Olha aí o Gestar II já demonstrando a que veio!!!

    Ainda sinto falta de seu memorial de leitura... rsrsrsrsrsrsrsrs

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir