terça-feira, 10 de novembro de 2009

Oficina: projeto do gestar II

Iniciamos as 16:00 as 19:00h do dia 13/10,para elaborar o projeto para conclusão do gestar II. Cláudio (formador) Propôs baseado no filme os “Narradores de Javé”, que realizássemos um trabalho de resgate da cultura de nossa localidade. Os cursistas Marcos e Deusani acharam interessante a idéia. Pois até hoje não temos nada escrito sobre a nossa cultura local. E nada melhor que os alunos serem incentivados a escrever sobre isso.
O tema do projeto: Resgatando a cultura local de Rio Verde de Minas. O projeto será realizado com os alunos do 8º A, B e 9ºA do ensino fundamental. Os professores de língua portuguesa serão os responsáveis pela execução do projeto.


Projeto do gestar II


Resgatando a cultura local de Rio Verde de Minas



Problemática
Considerando a realidade atual do ensino em nossas escolas, onde os alunos avançam com mais facilidade a cada ano, finalizando o período inicial se sua escolaridade com níveis altos de dificuldades tanto na leitura e escrita quanto nas habilidades para ler, interpretar e escrever considera-se relevante e necessário uma intervenção mais sistematizada junto a esses grupos objetivando a solução para essa questão. É perceptível essa dificuldade e necessidade nos alunos do 8º, 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Princesa Isabel. Faz-se necessário o resgate da identidade local, buscando pesquisar, entrevistar, conhecer e escrever aquilo que viveram os primeiros moradores da sua localidade.



Fundamentação teórica
A escrita está presente na vida cotidiana de todo cidadão. É preciso incentivar o aluno a escrever, expondo suas idéias, exteriorizando sentimentos. Incitá-lo na solução e valorização do ser humano nas suas particularidades, nas suas especificidades; o que está em alta em todos os setores da vida. Dessa forma podemos então dizer que a realização das atividades propostas se baseia no uso de habilidades ou técnicas, transformadas e rotinas automatizadas como conseqüência de uma prática continua.



Objetivo geral
Promover momentos de reflexão acerca da cultura local, resgatando a própria identidade.



Objetivos específicos
-Analisar e solucionar situações do cotidiano utilizando a escrita.
-Levar o aluno ao conhecimento de sua cultura.
-Manusear e identificar gêneros.







Metodologia
As atividades serão realizadas sob a coordenação dos professores de língua portuguesa, previamente visando proporcionar ao grupo valorização pelo resultado obtido.
A área de execução das atividades será a sala de aula a pricipio podendo ser ampliada a visitas e entrevistas aos moradores mais velhos da localidade... De acordo com as necessidades das atividades desenvolvidas. Durante a realização das atividades haverá a preocupação de se estabelecer um clima social positivo, incentivado pelos seguintes critérios facilitadores:
-clima de respeito
-clima de liberdade
-respeito aos pontos individuais
-decisões em aberto
-método de trabalho flexível
-trabalho em rodízio em pequenos grupos para facilitar a comunicação entre os alunos e moradores.
A cada bloco de atividades desenvolvidas, haverá avaliações parciais na intenção de um aproveitamento possível das informações socializadas. Sempre que se fizerem necessárias paradas para replanejamento das ações.
Recursos: lousa, giz, TV, filme: os narradores de javé, máquina fotográfica, entrevista, documentário.


Cronograma
Semana de 03/11 à 05/11: apresentação da proposta aos alunos em sala
Semana de 06/11 à 12/11:
06/11 – Definição dos entrevistados e elaboração com os alunos das perguntas a serem feitas
09/11 à 10/11- Entrevista aos moradores, filmagem e fotos.
11/11 à12/11 – correção dos textos escritos pelo professor e alunos.
13/11 – Culminância com exposição em painel dos resultados finais.

Equipe de trabalho:
Docentes da área de Língua portuguesa.

Avaliação
Na ação de avaliar pensa-se o passado e o presente para poder preparar o futuro. Nessa visão de educação a avaliação é encarada como um processo permanente de reflexão. Será avaliada a participação, intervenção e organização dos alunos e seus posicionamentos durante a prática.


Professores responsáveis: Deusani, Marcos Aurélio, Cláudio.


Oficina: unidades 21/22 da tp6

Iniciamos a oficina 16:00 as 19:00 do dia 20/10.O professor cursista Marcos Aurélio leu o ampliando nossas referências, adaptado de Platão Savioli e Fiorin sobre a argumentação. Fizemos um debate sobre os tipos de argumentação apresentado pelo texto, e qual tipo mais usamos em sala de aula para convencer o aluno. E também, e qual esta presente na escola.
Os professores cursistas Marcos Aurélio e Deusani disseram que na sua pratica de sala de aula com os alunos usam quase sempre argumentos baseado no consenso. Mas que de certa forma, todos eles se estão presentes na escola, isso vai depender do objetivo buscado pelo professor em cada conteúdo.
A professora Deusani aplicou o avançando na pratica da pg. 39 sobre o texto publicitário. Dividiu os alunos em duplas, pediu que escolhessem ou criassem um produto e que usassem argumentos para convencer os colegas sobre as vantagens do produto. Alguns apresentaram latas e cofres confeccionados com materiais reciclados. Segundo ela ouve uma participação efetiva por parte dos alunos. Ela percebeu que seus alunos sempre apresentam um interesse maior, quando desenvolvem essas atividades.
O professor Marcos Aurélio aplicou o avançando na pratica com os alunos do 6º e 7º ano, pg.23. Sugeriu para os alunos três temas diferentes. Em seguida, os alunos deveriam escolher aquele que eles tinham maior conhecimento, pois deveriam escrever um texto defendendo uma tese. Ao expor o assunto ele usou o exemplo dos vendedores da avon, natura que passam na casa dos alunos vendendo esses produtos, e como eles tentam convencer-los para que comprem os produtos. No inicio eles compreenderam o que era para fazer, mas ao escrever não conseguiram defender suas idéias. Segundo ele a minoria conseguiu chegar a um resultado positivo. Também, destacou uma grande diferença no nível de aprendizagem entre os alunos que estudam de manhã e os que estudam a tarde. Talvez a causa seja porque venham de uma sala multi -seriada.



Oficina: unidade 23/24 da tp6

Iniciamos a oficina as 16:00 as 19:00 do dia 27/10.Debatemos sobre a importância de nos professores planejarmos nossa seqüência de atividades. Pois acreditamos que assim teremos um resultado bem mais favorável, e assim, conseguiremos criar grandes escritores.
Marcos, falou que a revista Nova Escola também apresenta atividades planejadas, sobre vários conteúdos. Ele disse que sempre lê a revista, e que pode servir de base para nos criarmos as nossas atividades.
Deusani disse que ela também lê a revista, que também lhe ajudou a compreender melhor essa seqüência de atividade e a importância do planejar.
Também percebemos que nossos alunos não sabem planejar os textos que escrevem. Muitos não têm o costume de escrever rascunho. Porque acham que o texto já sai pronto e que não é necessário corrigi-lo. Muitos não fizeram isso nas series iniciais. O professor Marcos disse que está encontrando dificuldades para ensinar e convencer os alunos que é preciso fazer um rascunho, lê o texto, reescrever até que fique pronto. Mas que tem mostrado para eles a diferença de um texto planejado.
Sugerir para eles o vídeo do troca dos barbichas. Marcos disse que já conhecia esse vídeo.
Cláudio (formador) disse que essa dificuldade em convencer o aluno a escrever e corrigir seus textos também esta presente nas suas salas, mas, encontrou uma saída, avaliando os textos dos alunos em cada etapa da escrita, isso tem despertado maior interesse nos mesmos.

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