quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Oficina livre do Gestar II

No dia 02 de dezembro, nos reunimos das 16:00 até 19:00 hs, na Escola Municipal Princesa Isabel. Iniciamos a oficina assistindo ao filme :Os escritores da liberdade. O objetivo era analisar a historia da professora que revolucionou uma escola com sua pratica pedagógica, e também extrairmos o maximo possivel dessa prática para aplicarmos em nossas salas de aula. Depois de assistirmos ao filme, iniciamos um debate sobre o mesmo.
O prof. cursista Marcos Aurélio, destacou do filme, a questão do afeto entre a professora e os seus alunos, e que isso aproximou a professora da realidade dos alunos. Disse ainda, que acredita que precisamos conhecer melhor a história de vida dos nossos alunos para que possamos compreende-los. E que podemos pedir aos alunos para escreverem o seu diário pessoal. Isso será um trabalho bem interessante.
A professora Deusani, também, falou do método que a professora utilizou para organizar a sua sala de aula e que isso contribuiu para a tranformação daqueles alunos. E que também poderemos aplicar esse método em nossas salas no ano que vem, ele poderá contribuir para melhorar o comportamento e participação dos alunos nas aulas.
Em seguida fizemos a leitura do texto "A escola dos nossos sonhos"do livro Pais brilhantes/professores fascinantes do autor Augusto Cury. Novamente discutimos e debatemos cada idéia do autor, analisando as que poderemos estar aplicando nas nossas salas no ano que vem. Em seguida, escolhemos algumas idéias para aplicarmos em 2010 no inicio do ano letivo: Sentar em circulo, usar mais nas aulas a exposição interrogativas e dialogada em vez de dar respostas prontas ao aluno, educar a auto-estima dos nossos alunos, criar e envolver os alunos em projetos sociais desenvolvidos na escola e pela escola.
Avaliamos que a oficina trouxe muitas metas para o ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário